Páginas

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Começou o Natal cá em casa


E começou o Natal... Cá em casa este ano temos novo bebé e nova casa por isso vai saber ainda melhor.

O nosso querido F já ri e palra e só tem 3 meses e meio!! É um bebé muito fácil, come e dorme, e se chora tem sempre razão. A querida C vai aproveitar o Natal como ninguém, anda num excitamento com tudo. Quer fazer a carta ao Pai Natal e participar em tudo o que envolve a preparação para o Natal!

Para nós o importante é o presépio claro que fizemos uma árvore para a criançada mas a verdadeira essência desta época é a Sagrada Família! 
Espero que gostem!!

Maia "A"

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Cadeiras antigas como novas

Como prometido aqui vai um post sobre outro projecto.

Este adorei o resultado e o investimento mínimo que tive de fazer. Sou um pouco forreta, não gosto de esbanjar, muito menos quando se tem dois filhos para sustentar e só um dos pais a ganhar dinheiro.

Estas cadeiras foram herdadas pelo D, e estavam já um pouco antiquadas para a casa de um jovem casal. No nosso ínico de vida serviram perfeitamente mas agora estavam a precisar de um upgrade. Íamos mudar de casa (agora já cá estamos instalados na casa nova) e não podíamos dispôr de um grande orçamento porque tinhamos um bebé a caminho.

Fui ao vidal, multi tecido, santo condestável e numa destas lojas lá encontrei tecidos giros e baratos. E para fugir um pouco à normalidade, optei por 3 tecidos (azul, cor-de-rosa e beje).
Depois precisei de um agrafador e pregos para estofador, que se podem comprar na Leroy Merlin.

Claro que forrar cadeiras dá trabalho e não é algo que qualquer um consiga fazer. Neste projecto tive a ajuda da minha querida Mãe, que tem os maior dos jeitos para tudo o que se relacione com decoração e trabalhos manuais.

Cortar os tecidos e adaptar a cada cadeira foi complicado, pois estas cadeiras têm braços o que nos dificultou um pouco o trabalho, mas conseguimos e o resultado foi este: 9 cadeiras como novas!!






Para qualquer trabalho relacionado, contacte! Conseguimos tornar os seus móveis antigos em móveis actuais e modernos.

Maia "A" e Maia "MJ"

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Reciclar é que está a dar

Já aqui não vinha à largos meses... Mudei de casa, tive um bebé e parecendo que não tudo isto me tem ocupado muito tempo. Agora deixei-me de mais desculpas e meti mãos à obra, tenho andado a reciclar uma série de coisas que estavam velhas e desactualizadas para a casa nova ficar com um ar mais moderno.
Nos próximos tempos vou colocando aqui todos os trabalhos que tenho vindo a fazer.

Um dos projectos que tive em mãos foi a colagem de tecido num abajour antigo. E como tenho uma tia que entende muito disto, pedi-lhe ajuda e o resultado final foi este.

Antes

 

Depois



 Acho que ficou perfeito, igual a comprado numa loja.

Maia "A"

domingo, 22 de abril de 2012

Portobello Road


Que saudades!! Foi apenas à 2 meses que lá estive com o D, mas já tenho saudades. Adorei esta rua com o mercado cheio de antiguidades, cheiros e pessoas tão diferentes.

Quando forem a Londres não percam esta rua com este mercado diário, onde podem encontrar todo o tipo de objectos desde antigos a modernos.

Adorei esta loja (da fotografia) com chapas que referenciavam diferentes marcas de automóveis.

Os voos low cost facilitam qualquer falta de capital para viagens, basta marcar com antecedência o voo e a estadia num hostel, e o valor final da viagem fica em conta.

A marcação online é simples e de confiança. Mas isso já devem saber... Façam um mealheiro e vão passear!!

Maia "A"

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Casamento inesquecível

Para variar um pouco dos posts de comidas e festejos, vou falar-vos do casamento da L. O orçamento não era infinito mas queríamos uma festa bonita e inesquecível.

O carro era de um tio, só precisámos de imaginação... a cor preferida da noiva era o branco, como tal arranjámos arranjos de flores brancas e decorámos o Fiat 500 com simplicidade, mas acho que o resultado final não podia ter sido melhor.

O bolo dos noivos foi obra das Maias, uma Blatter Tarte enorme (7receitas) que fez as delícias de todos os convidados e dos noivos que adoram esta sobremesa.

O local foi na casa de férias da família... ficam as fotografias. 




Maia "A"

Festas e piqueniques económicos

Este ano a palavra crise ecoa em qualquer meio de comunicação social e começamos todos a ficar um pouco saturados desta conversa que parece não ter fim. Por isso mesmo, a melhor solução é olhar para o futuro com um sorriso e pensamentos positivos de um amanhã melhor.

Cá em casa já nem o telejornal podemos ouvir... por isso mesmo vamos falar de festas, piqueniques, jantares, almoços, qualquer desculpa serve para organizar uma comemoração, ora porque vem aí um novo bébé, ora porque se comemora uma data especial, nada deve passar em branco.
Temos um família muito grande e enumeras datas especiais para assinalar e o passado mês de Março não foi excepção, no espaço de 15 dias ouvem 4 festas de anos, e como o dinheiro não estica, toca de puxar pela imaginação e fazer uma festa.

Quando o tempo ainda o permitia fizemos um piquenique improvisado na Tapada das Necessidades com direito a salame caseiro, sandwiches e bolo mármore, entre outros.

Noutro dos festejos ultimámos uma ceia, leve mais muito agradável com tomate cherry e mozarella, patés, gelatina de morango com pedaços de morangos e blatter tarte.

O que importa salientar é a simplicidade de cada prato ou doce e que isso basta para nos reunirmos todos juntos. 



Maia "A"

segunda-feira, 19 de março de 2012

Semi frio às camadas

A vontade de inovar nos últimos tempos tem sido uma constante e como o tempo não tem sido muito, pesquisei em variados blogues de receitas estrangeiras quais as opções a utilizar numa sobremesa semi fria.

Havia de tudo, oreo de menta, caramelo, brownies, mas apetecia-me que a minha sobremesa inclui-se fruta para não se tornar um doce muito forte. Os morangos sãos dos frutos que mais ligam com doces, pelo menos é a minha opinião, e decidi-me por um semi frio de bolachas de aveia, leite condensado cozido, filipinos, queijo creme e natas e por fim morangos regados com um fio de chocolate.

De todos os doces que já fiz este foi o melhor, ainda por cima saiu de improviso com o que tinha e me apetecia.

Uma das dicas para um doce como este, que leva leite condensado cozido, é as restantes cortarem o doce do leite condensado, por exemplo quando bati as natas e o queijo creme coloquei muito pouco açucar, o suficiente para não ficar amargo.

Receita:
2 pacote de Natas Longa Vida
1 pacote de queijo creme
8 Bolachas de aveia
1 lata de leite condensado cozido
2 pacote de filipinos
500 gr de morangos

Bate-se muito bem as natas com 3 colheres de açucar e junta-se o queijo creme no final, partem-se bem as bolachas de aveia e coloca-se um pouco de manteiga para ficar com um base mais sólida, depois de colocada a base coloca-se o leite condensado, depois o filipinos grosseiramente picados, depois as natas com o queijo creme, de seguida outra camada de filipinos batidos grosseiramente e os morangos cortados em metades e  regados com um pouco de chocolate. Coloca-se no frigorífico e só tira quando for servir.


 Maia "A"

quarta-feira, 14 de março de 2012

Bifes enrolados

Nos últimos tempos tem sido época de festas de anos umas atrás das outras e como ninguém quer repetir o menu, fizemos uma receita velha mas que normalmente agrada a todos - BIFES ENROLADOS.

A receita é básica - bifes, ovos cozidos e palitos - depois enrolamos os ovos dentro de cada bife e temperamos com sal e pimenta e mais tarde com vinho do porto e alho francês.

Não esquecer de bater com o martelo nos bifes para ficarem tenros - é muito importante!

Quando colocar numa travessa corta-se às fatias e rega-se com o molho e alho francês. E está pronto!

As imagens não são as melhores mas foram as que consegui tirar na altura.





Maia "A"

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Croissant recheado com frango, espinafres e 3 queijos



Ultimamente ando com vontade de experimentar coisas novas, inventar e por isso mesmo meti mãos à obra. 
Lembrei de fazer uns croissants com massa folhada, modificar a embalagem e o recheio dos ditos pasteis a que estamos todos habituados, ora com salsichas ou carne picada.
Desta vez resolvi experimentar frango com espinafres e 3 queijos, mais especificamente - queijo parmesão, queijo flamengo e queijo mozzarella - todos eles ralados. Mas podem usar os que tiverem à mão.

É uma receita económica e de crescer água na boca, o queijo e os espinafres fundem-se com uma perfeição invejável e o frango ganha o sabor dos dois e ficou extremamente tenro.

Agora a receita desta minha experiência:

Comecei por fazer um refogado com cebola e alho e juntei especiarias como pimenta, noz moscada e coentros em pó. Depois de tudo caramelizado, coloquei os espinafres que começaram a ganhar o sabor das especiarias e a cozinhar lentamente, por fim, coloquei o frango todo cortado em bocados pequenos e deixei apurar e ganhar todos aqueles sabores. Nunca esquecendo o sal. Quando já tudo estava cozinhado juntei os 3 queijos - parmesão. mozzarella e flamengo ( 1/4 de cada pacote) e um pouco de leite e natas para não ficar muito seco. A consistência tem de ficar cremosa para o croissant folhado não ficar seco. Fiz tudo a olho e fui provando.

Finalmente cortei triângulos e em cada um coloquei uma colher do frango com espinafres e quejios, enrolei-os e depois foi só pincelá-los com ovo. Foram ao forno (180º) durante 20minutos e ficou feito um jantar ou almoço diferente e muito agradável.

Lista das compras:

3 peitos de Frango
1 saco de espinafres picados
Queijo Parmesão, flamengo e mozzarela
rolo de massa folhada
1 ovo




Maia "A"

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Tarte de laranja e coco

Podemos fazer tartes de quase tudo, basta ter imaginação, e a exigência deste prato é baixa, feita para quem não sabe cozinhar. Qualquer principiante na cozinha pode brilhar com uma sobremesa destas.

Lembrei de fazer esta tarte para variar das tartes de maçã, leite condensado, limão, maracujá (que eu ADORO  em qualquer altura) e como se tratava de um lanche de criança achei que calhava bem para cortar no chocolate dos restantes doces...

Os adultos presentes adoraram a inovação, precisam de algo mais requintado para variar dos pães de leite, croissants, salame, gelatina presentes na mesa. Que são igualmente deliciosos.

A receita:

1 Embalagem de Massa Quebrada para a base

Recheio: 

200gr de coco
raspas de uma laranja
1 lata de leite condensado

Depois de colocada a massa quebrada numa tarteira junta-se o recheio e vai ao forno até ficar dourada, como se pode ver na fotografia.

 Antes

Depois

Maia "A"

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Mostarda caseira de ervas finas

A mostarda é daqueles condimentos que liga com diversos pratos - lombo de porto, frango, saladas com molho vinagrete - e a ideia de a conseguir fazer em casa dando um toque pessoal agradou-me bastante.

Pesquisei em diversas fontes e encontrei uma receita de mostarda com ervas finas, que me deixou com água na boca. A receita era muito simples e o resultado dava para diversos fins - um presente, um condimento diferente para os meus pratos - e assim meti mãos à obra.

A receita utilizada foi:

100gr de pó de Mostarda Inglesa
água
2 colheres de sopa de vinagre de cidra
3 colher de sopa de mel de rosmaninho
Estragão picado
Cebolinho picado
2 pitadas de sal

Primeiro mistura-se o pó de mostarda com a água até obter a consistência pretendida, depois colocam-se os outros ingrediente pela ordem da receita. O melhor é ir provando até lhe agradar o resultado final, pois há pessoas que gostam de mais sal ou mel, depende sempre do gosto. Depois de feito vai para o frigorífico repousar 24-48h e depois está pronto a ser utilizado.

O pó de mostarda que utilizei foi Colman's, o mais vulgar que por aí anda. Ainda tentei procurar outra marca, mas não consegui encontrar.

O resultado foi um mostarda com um travo picante forte e sabor a ervas. Tem servido para temperar e fazer molhos. E no Natal ofereci a algumas pessoas...





Maia "A"

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Laços para cabelo de criança (DIY)

Este inverno queria uns laços para a C, mas o cabelo dela é muito fino e liso por isso tinham de ser uns laços com pinça para não andar sempre a escorregar pelo cabelo.

Fui procurar em várias lojas de criança os ditos laços, em cada pesquisa ficava cada vez mais abismada com os preços praticados. Variavam em os 4,60€ e os 9,90€ o que achei um roubo por um laço, se quisesse comprar mais que um a conta aumentava e de que maneira e como não estamos em tempos para desperdícios resolvi perguntar à Maia "MJ" como fazia quando eu era pequena.
Disse-me logo que nos fazia os laços desde sempre, lá está a mentalidade de aproveitar tudo e não esbanjar. E quando se tem filhos temos mesmo de adoptar este principio.

Depois destes conselhos, fui aos retroseiros na Baixa. Comprei fitas de diferentes cores e comecei a procura pelas tais pinças que queria, mas ninguém tinha. A única coisa à venda eram os ganchos de molas, que não iriam demorar muito a escorregar pelo cabelo da C.

Depois de perguntar em algumas lojas consegui a informação de que numa drogaria se vendiam as tais pinças. E vendiam mesmo! Tudo isto não demorou mais de 20 minutos, se acham que não têm tempo para isto, numa manhã de sábado podem passear pela baixa e tratar destas compras, junta-se o útil ao agradável. Ou mesmo numa retrosaria noutro local.

Comprei o material que precisava e depois foi só fazer os laços, cozê-los à pinça e este é o resultado.

Preço total das compras: 2,70€

Fitas 2,10€ (1,50/M2)
Pinças 0.60€ (cada 0,20€)




Maia "A"