Páginas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Trouxas de frango com açafrão

Há uns tempos convidei uns amigos para jantar, mas não queria fazer o mesmo de sempre, queria inovar, experimentar novas receitas, novas ideias...

E foi isto que me veio à cabeça, utilizar massa filó para fazer umas trouxas de frango. O resultado foi aprovado por todos.

No recheio comecei por fazer um refogado com os legumes - cenoura e cogumelos - juntar algumas especiarias, alho, pimenta, salsa, açafrão depois vinho branco e quando os legumes já estavam cozinhados adicionei o frango cortado em quadrados pequenos. Para a próximo vez vou tentar fazer um molho para o recheio ficar mais cremoso e a trouxa não ficar tão seca no interior.

Depois disto basta colocar  uma colher de sopa de recheio na massa e fechá-la com um pouco de gordura para agarrar bem as pontas. Vai forno até a massa ficar alourada e voilá está pronto!! Não há nada mais fácil e prático.

A massa filó encontra-se à venda em qualquer pequena ou grande superfície e o preço é acessível a qualquer carteira.

Ao todo consegui fazer 14 trouxas de frango o que deu e sobrou para 6 pessoas.

Para além de ter feito sucesso no jantar, no dia seguinte fomos passear e levei o que sobrou. É óptimo para piqueniques, levar para a praia, para lanches, fácil de transportar de comer. :)

Antes
Depois
A travessa antes de ir para a mesa

Maia "A"

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Pickles de cebola e pepino

Outra das ofertas de Natal foram os pickles, são um óptimo acompanhamento para saladas, carne, peixe.
Estes comecei por cortá-los muitos finos para a cozedura ser rápida. Coloquei vinagre de vinho tinto numa caçarola, um colher de mel e especiarias variadas. De seguida coloquei os pepinos e a cebola na caçarola com o vinagre e deixei ferver até os legumes estarem cozidos. Desta forma, os legumes ganham o sabor das especiarias.

Depois de tudo cozido verti o conteúdo para frascos de compotas que tinha andado a armazenar para este fim. E coloquei tudo o frigorífico, assim dura mais tempo.

O resultado foi um aroma agradável e um presente económico e original.



Maia "A"

Húngaros para o Natal

O Natal e a preparação dos presentes deixou a minha imaginação fluir, por isso este Natal aproveitei para experimentar uma série de receitas que tinham pesquisado.

O grande sucesso foram os húngaros que fiz para dar em sacos. A receita é original da Bimby, mas reduzi na manteiga pois a quantidade indicada era abusiva para o colesterol e época festiva. E como estamos em "crise" fiz por economizar um pouco.

Cá em casa todos adoraram e felizmente sobraram alguns para delicia da C e do D.

A receita é a seguinte:

260gr de Farinha
1 pitada de Sal
225gr de Manteiga (usei 200gr de Manteiga)
60gr de açucar em pó
5 gr de Extracto de Baunilha (pode utilizar-se mais para obter maior sabor)

Molho de chocolate:

100gr Chocolate preto
100gr Chocolate de Leite
1/2 Chávena de Leite
1Colher de sopa de Manteiga

O resultado final

Ficaram no forno 20/30min a 180ºC.

Depois de feitas as bolachas e deixadas a arrefecer, passa-se para a parte da passagem pelo molho de chocolate, depois deste ritual deixei as bolachas no frigorífico 24 horas para endurecer o molho. E no dia seguinte têm cerca de 20 bolachas para colocar num frasco e irem comendo durante a semana... Bom proveito!!

Maia "A"

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Salmão marinado


Cheira a piqueniques de família numa tarde de Junho com o sol a bater e as crianças a correr...
Com o frio e chuva normal deste tempo, apeteceu-me este salmão feito por um primo do D. Este foi feito para um piquenique de família que se iniciou à dois anos e agora se tornou tradição...

É delicioso, precisa de dois dias na marinada e depois está pronto a comer. Fica bem com tostas, pão saloio, broa... ou mesmo sem nada, para se sentir o sabor tão característico a funcho e ervas finas que nele se misturam.

A receita é feita com lombos de salmão fresco e depois deixa-se a marinar dois dias. A arte é mesmo saber cortar as lascas de salmão. A receita essa é segredo, o cozinheiro não contou os seus truques apenas a utilização do funcho.

Maia "A"



quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Copos de vinho DIY


Estes copos de vinho descobri-os num blog que adoro e tem sempre ideias óptimas para metermos em prática... A ideia de oferecer como presente de natal agrada-me bastante, é original e copos de vinho nunca são demais!

Sempre que damos um jantar e servimos vinho, acontece sempre a mesma pergunta "sabes qual é o meu copo? é que deixei-o aqui e agora já não sei qual é". Esta solução resolve todos os problemas, nunca mais ninguém perde o copo. O spray pode encomendar no site da Amazon e aplicar no copo que quiser, mas de preferência com pé para facilitar a pintura e identificação do copo.

Fica aqui a dica!

Maia "A"

Tarte de leite condensado merengada

Esta delícia, é a perdição de quase toda a família!! É muito fácil de fazer e impressiona qualquer visita, quer pelo aspecto como pelo sabor. Com o frio e a época festiva apetece mesmo uma fatia.

Receita:
 Base - 1 pacote de bolacha Maria
            100gr de Manteiga

Recheio - 1 lata de leite condensado
                3 gemas

Merengue - 3 Claras
                   3 colheres de sopa de açucar 

Vai ao Forno (180ºC) até ficar com um tom dourado.

Maia "A"

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Um Lanche ou pequeno-almoço delicioso

A nossa C agora quer sempre o seu leite e o seu pão ao pequeno-almoço, mas como é gulosa aprendeu com o pai que nutela fica muito melhor no pão, mas isso não se pode comer todos os dias (senão as idas ao dentista seriam constantes). Por isso mesmo lembrei de lhe fazer um pão de brioche recheado com queijo e fiambre( hei-de experimentar com farinha integral) e assim de manhã é so cortar uma fatia, torrar e já está!! E como de manhã o tempo voa, é muito mais prático para miúdos e graúdos. O pai da C também gosta muito desta nova invenção, assim vai a comer pelo caminho para o trabalho... e todos tomam um bom pequeno almoço.

Esta receita foi-me dada por uma tia que fazia esta iguaria para os lanches de anos lá de casa, e como é uma apaixonada pela bimby foi de lá que a tirou. É uma trança de brioche recheada com queijo e fiambre para os com mais imaginação podem lá colocar o que gostarem (paio, chourição, diferentes queijos, chocolate...) enfim, a variada é grande depende só da nossa imaginação.

Receita:
700gr de Farinha tipo 65
100gr de Manteiga
2 ovos
1 saqueta de fermipan
50gr de Açucar
250gr de Leite
1c. de Sal

Deixo sempre repousar 30 min perto de algo quente para aumentar o tamanho. Depois coloca-se no forno a 50ºC  durante 20 minutos e depois aumentar para 200ºC durante 25min. Certifique-se que está cozido por dentro com um palito.
Experimentem é óptimo para festas de crianças.

Antes

 Depois
Maia "A"

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Um jantar diferente

Aquela ideia de jantar com entradas, prato principal e sobremesas nem sempre tem de ser seguida. Há uns tempos ofereceram-me uma fonte de chocolate, na altura fiquei sem saber muito bem para que me ia servir porque lá em casa nem todos adoram chocolate, mas como regularmente fazemos jantares para amigos e família  achei que a minha imaginação me iria arranjar um solução para o presente.

E foi assim que me lembrei de fazer um jantar diferente em que o prato principal são as entradas e sobremesa.
Consistia em Queijo curado de Cabra ou Ovelha com doce de Morango, Salmão Fumado, Mostarda Dijon, Fruta (Manga, Banana, Melão, Kiwi), pão e tostas e claro a fonte de chocolate para molhar a fruta.
(a seta branca indica a fonte de chocolate e a cor de rosa o salmão)

Receitas:

2 Queijos Curados
1/2 de chávena de Azeite
2 pitadas de Oregãos

Coloca-se no forno até estar completamente derretido por dentro, e está pronto a servir. Para acompanhar temos o doce de morango e pão que corta o sabor intenso do queijo.

O salmão fumado é acompanhado com um pouco da mostarda Dijon e pão.

A fonte de chocolate tem de ser feita com chocolate de boa qualidade (70% de Cacau e chocolate de leite). Primeiro numa caçarola coloca-se os dois chocolate a derreter até ter a consistência liquida necessária. Depois é só deitar na fonte que mantém a temperatura certa para o chocolate estar quente e líquido.

Uma verdadeira delícia! Só podemos fazer estas jantaradas calóricas muito de vez em quando, e no dia seguinte temos de fazer um alimentação saudável e estilo de vida activo senão em vez de andar, rebolamos.

Maia "A"

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Brownies com gelado de Nata

Chegou decididamente o Outono, os passeios estão cobertos de folhas e a chuva parece que veio para ficar. Ainda hoje de manhã quando levei a C à escola reinava o caos das manhãs de chuva na cidade.

Este fim-de-semana que passou tivemos muitos eventos desde jantares, a idas a feiras, passeios e lembrei de fazer para sobremesa de um dos jantares uns brownies, um doce americano mas que todos parecem gostar e até já pegou moda. Fizeram sucesso porque todos quiserem repetir e isso deixa-me sempre orgulhosa.

A receita que tinha pareceu-me muito pesada, mas fui fazendo alterações aqui e ali para as calorias descerem um pouco.

De todos os ingredientes o que mais me incomodou na quatidade foi o açúcar, achei demasiada quantidade para tanto chocolate.


Uma das opções é retirar um pouco da manteiga e açúcar da receita, não altera o sabor e fica sempre menos enjoativo e light.



Ora bem, então a receita original que tinha era a seguinte:
250gr Manteiga sem sal
200gr de Chocolate (70% cacau)
80gr de Chocolate em pó
65gr de Farinha
1 Colher de fermento
360gr de Açúcar
4 Ovos

As modificações que fiz:
200gr de Manteiga
200gr de Chocolate
60gr de Choco em pó
70gr de Farinha
1 colher bem cheia de fermento
300gr de Açucar
4ovos

O resultado final podem ver na fotografia que tirei.
Brownies 
Experimentem é um delícia!!

"Maia" A

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Bolos de Baptizado e Casamento


A época actual não permite gastar dinheiro em produtos secundários, como tal decidimos fazer os nossos bolos para os casamentos e baptizados dos sobrinhos e netos... Muito mais em conta e de certeza mais saborosos.

Este é um deles, uma espécie de Pão de Ló, a que chamamos a "Torta da Ana" recheado com doce de ovos (receita de família) coberto com pasta de açucar (mas muito fina) e uma grande fita com um laço.

A pasta de açucar pode ser comprada aqui. A aplicação é muito fácil, esta foi a minha primeira vez, basta farinha ou maizena e um rolo de silicone. Num próximo post ensino como se faz.

Foi um verdadeiro sucesso, tanto para os olhos como para a barriga.

"Maia" A