Páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Croissant recheado com frango, espinafres e 3 queijos



Ultimamente ando com vontade de experimentar coisas novas, inventar e por isso mesmo meti mãos à obra. 
Lembrei de fazer uns croissants com massa folhada, modificar a embalagem e o recheio dos ditos pasteis a que estamos todos habituados, ora com salsichas ou carne picada.
Desta vez resolvi experimentar frango com espinafres e 3 queijos, mais especificamente - queijo parmesão, queijo flamengo e queijo mozzarella - todos eles ralados. Mas podem usar os que tiverem à mão.

É uma receita económica e de crescer água na boca, o queijo e os espinafres fundem-se com uma perfeição invejável e o frango ganha o sabor dos dois e ficou extremamente tenro.

Agora a receita desta minha experiência:

Comecei por fazer um refogado com cebola e alho e juntei especiarias como pimenta, noz moscada e coentros em pó. Depois de tudo caramelizado, coloquei os espinafres que começaram a ganhar o sabor das especiarias e a cozinhar lentamente, por fim, coloquei o frango todo cortado em bocados pequenos e deixei apurar e ganhar todos aqueles sabores. Nunca esquecendo o sal. Quando já tudo estava cozinhado juntei os 3 queijos - parmesão. mozzarella e flamengo ( 1/4 de cada pacote) e um pouco de leite e natas para não ficar muito seco. A consistência tem de ficar cremosa para o croissant folhado não ficar seco. Fiz tudo a olho e fui provando.

Finalmente cortei triângulos e em cada um coloquei uma colher do frango com espinafres e quejios, enrolei-os e depois foi só pincelá-los com ovo. Foram ao forno (180º) durante 20minutos e ficou feito um jantar ou almoço diferente e muito agradável.

Lista das compras:

3 peitos de Frango
1 saco de espinafres picados
Queijo Parmesão, flamengo e mozzarela
rolo de massa folhada
1 ovo




Maia "A"

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Tarte de laranja e coco

Podemos fazer tartes de quase tudo, basta ter imaginação, e a exigência deste prato é baixa, feita para quem não sabe cozinhar. Qualquer principiante na cozinha pode brilhar com uma sobremesa destas.

Lembrei de fazer esta tarte para variar das tartes de maçã, leite condensado, limão, maracujá (que eu ADORO  em qualquer altura) e como se tratava de um lanche de criança achei que calhava bem para cortar no chocolate dos restantes doces...

Os adultos presentes adoraram a inovação, precisam de algo mais requintado para variar dos pães de leite, croissants, salame, gelatina presentes na mesa. Que são igualmente deliciosos.

A receita:

1 Embalagem de Massa Quebrada para a base

Recheio: 

200gr de coco
raspas de uma laranja
1 lata de leite condensado

Depois de colocada a massa quebrada numa tarteira junta-se o recheio e vai ao forno até ficar dourada, como se pode ver na fotografia.

 Antes

Depois

Maia "A"