Páginas

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Um jantar diferente

Aquela ideia de jantar com entradas, prato principal e sobremesas nem sempre tem de ser seguida. Há uns tempos ofereceram-me uma fonte de chocolate, na altura fiquei sem saber muito bem para que me ia servir porque lá em casa nem todos adoram chocolate, mas como regularmente fazemos jantares para amigos e família  achei que a minha imaginação me iria arranjar um solução para o presente.

E foi assim que me lembrei de fazer um jantar diferente em que o prato principal são as entradas e sobremesa.
Consistia em Queijo curado de Cabra ou Ovelha com doce de Morango, Salmão Fumado, Mostarda Dijon, Fruta (Manga, Banana, Melão, Kiwi), pão e tostas e claro a fonte de chocolate para molhar a fruta.
(a seta branca indica a fonte de chocolate e a cor de rosa o salmão)

Receitas:

2 Queijos Curados
1/2 de chávena de Azeite
2 pitadas de Oregãos

Coloca-se no forno até estar completamente derretido por dentro, e está pronto a servir. Para acompanhar temos o doce de morango e pão que corta o sabor intenso do queijo.

O salmão fumado é acompanhado com um pouco da mostarda Dijon e pão.

A fonte de chocolate tem de ser feita com chocolate de boa qualidade (70% de Cacau e chocolate de leite). Primeiro numa caçarola coloca-se os dois chocolate a derreter até ter a consistência liquida necessária. Depois é só deitar na fonte que mantém a temperatura certa para o chocolate estar quente e líquido.

Uma verdadeira delícia! Só podemos fazer estas jantaradas calóricas muito de vez em quando, e no dia seguinte temos de fazer um alimentação saudável e estilo de vida activo senão em vez de andar, rebolamos.

Maia "A"

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Brownies com gelado de Nata

Chegou decididamente o Outono, os passeios estão cobertos de folhas e a chuva parece que veio para ficar. Ainda hoje de manhã quando levei a C à escola reinava o caos das manhãs de chuva na cidade.

Este fim-de-semana que passou tivemos muitos eventos desde jantares, a idas a feiras, passeios e lembrei de fazer para sobremesa de um dos jantares uns brownies, um doce americano mas que todos parecem gostar e até já pegou moda. Fizeram sucesso porque todos quiserem repetir e isso deixa-me sempre orgulhosa.

A receita que tinha pareceu-me muito pesada, mas fui fazendo alterações aqui e ali para as calorias descerem um pouco.

De todos os ingredientes o que mais me incomodou na quatidade foi o açúcar, achei demasiada quantidade para tanto chocolate.


Uma das opções é retirar um pouco da manteiga e açúcar da receita, não altera o sabor e fica sempre menos enjoativo e light.



Ora bem, então a receita original que tinha era a seguinte:
250gr Manteiga sem sal
200gr de Chocolate (70% cacau)
80gr de Chocolate em pó
65gr de Farinha
1 Colher de fermento
360gr de Açúcar
4 Ovos

As modificações que fiz:
200gr de Manteiga
200gr de Chocolate
60gr de Choco em pó
70gr de Farinha
1 colher bem cheia de fermento
300gr de Açucar
4ovos

O resultado final podem ver na fotografia que tirei.
Brownies 
Experimentem é um delícia!!

"Maia" A